Um questionamento muito comum entre os pais de crianças é: como estimular os pequeninos a se envolverem em atividades que não estejam ligadas aos jogos eletrônicos ou canais de Youtube? Diante de imagens, efeitos de edição e da popularidade de muitos personagens, muitas vezes fica difícil encontrar brincadeiras que estimulem à criatividade.
Com o objetivo de ajudá-lo nessa empreitada, selecionamos cinco brincadeiras que certamente vão chamar a atenção dos seus filhos. Venha com a gente e interaja com eles!
1. Montar acampamento
Muito além do que simplesmente montar uma barraca de lençol, reúna as crianças (podem ser primos, irmãos, vizinhos...) sentados no chão de uma sala e comece um bate-papo sobre acampamento.
Pergunte quem já acampou, o que achou da experiência, o que levou e o que foi mais divertido. Em seguida, questione-os sobre o que levariam nesse momento para um acampamento que tenha dentro da casa.
Em seguida, simule um acampamento real. Se houver quintal e barraca, melhor ainda. Inspire todos a destinar uma contribuição no acampamento, seja pegando uma colcha, um alimento, enfim, desafie-os a destinar uma contribuição.
É uma brincadeira que ajuda na interação social e ainda trabalha a criatividade das crianças. Vale a pena contar uma história sob a luz de velas ou de uma lanterna, deixando o clima ainda mais divertido e envolvente!
2. Esconde-esconde
A brincadeira é antiga, mas ainda atrai muitas crianças. Além disso, escolher os melhores lugares é uma atitude criativa. O esconde-esconde também trabalha a honestidade dos pequeninos, pois é proibido olhar para trás no momento da contagem.
Sendo assim, libere o espaço da sua casa para que as crianças possam se esconder nos lugares mais difíceis de serem encontradas. Se for em um sítio ou parque, melhor ainda!
A brincadeira também auxilia nos movimentos, pois é preciso correr e ter pensamento rápido.
3. Conte histórias encenando
Ler uma história do jeito que está escrita é uma coisa. Agora, entrar de cabeça nela é totalmente diferente. Que tal os pais se vestirem como os personagens? E encenarem com mímicas, grunhidos, vozes diferentes, enfim, agirem como verdadeiros contadores de histórias.
Inclusive, caso as crianças já saibam ler, o desafio pode ser para elas. Estimule-as a contar uma história de um jeito diferente ou até mesmo a criar uma autêntica. A diversão será garantida assim como o estímulo à criatividade!
4. Desenhar e pintar
Uma folha em branco é um mundo de possibilidades. Que tal reunir as crianças em uma mesa com várias folhas, lápis de cor, canetinhas, tinta guachê, purpurinas e afins?
Lance um desafio: o tema é poluição! E peça para cada um desenhar e pintar de acordo com o assunto escolhido. Depois, vá mudando de temas e peça desejos deles também. Certamente, a brincadeira vai ser muito bacana.
5. Caça ao tesouro
Essa brincadeira é muito divertida e entretêm demais a criançada. Esconda um objeto muito querido por elas: pode ser um chocolate, um fini, um Kinder ovo etc. E marque o tempo para ver quem vai conseguir localizar.
O ideal é ir dando pistas como está quente ou frio. Dessa maneira, elas vão se divertir imensamente e ainda manterão a mente atenta em busca do objetivo. No final, estimule que os tesouros sejam divididos, explicando a importância da solidariedade.
Viu como existem várias formas de estimular seus filhos sem necessitar dos tablets da vida?
E você, gostou do nosso post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!