1. QUAL MENSAGEM VOCÊ QUER TRANSMITIR?
Se você não tem muita certeza sobre o que precisa ser dito, a criança também não terá certeza do que você espera e fará a interpretação que mais lhe convenha. Evite os conceitos abstratos, a criança precisa que você deixe de forma explícita o que espera dela.
2. USE TODO SEU CORPO PARA TRANSMITIR A MENSAGEM
Sincronize seu tom de voz, sua expressão facial e sua postura corporal, e for preciso prenda a atenção da criança, olho no olho é a forma mais eficiente.
3. DEDIQUE TEMPO PARA A COMUNICAÇÃO
Explique com detalhes as atividades do dia, os porquês das coisas, os seus sentimentos. Use os tempos calmos e as refeições para conversar, faça um balanço do período anterior e oriente sobre as atividades a seguir.
4. REPITA AS REGRAS E ORIENTAÇÕES
Sempre que as regras e orientações forem usados e ainda mais quando forem quebrados. Tenha paciência, aprendizado é um processo longo e repetitivo.
5. USE VIA DIRETA E INDIRETA PARA REFORÇAR AS ORIENTAÇÕES
Tenha conversas diretas pedindo ações concretas da criança, é importante para que ela tenha certeza do que se espera dela e tenha conversas indiretas, onde reforce através de histórias e relato de experiências o que você espera dela.
Fonte: Mães com Ciência.