Programa Physical Mommy (PPM)
PPM: Programa Physical Mommy
Programa de Atividades Físicas Durante a Gestação.
A mulher engravida e a impressão que dá é que uma chave é mudada dentro dela e uma busca por uma vida mais saudável começa. Isso é bom e ruim, sabe por quê? Bom porque a preocupação com a saúde durante a gravidez é primordial, ruim porque o ideal é se preparar antes mesmo de engravidar.
Pois bem, hoje em dia, em meio à tantas informações as mulheres já sabem que podem praticar atividade física durante a gravidez, a dúvida surge na hora de escolher a melhor atividade física para ela e para o bebê. Muitas mulheres recorrem à hidrogestante (hidroginática para grávidas) , por ser uma atividade bastante difundida e indicada para o período gestacional, mas o que pouca grávida sabe é que existe um programa específico pensado para cada trimestre gestacional. Sim! A gravidez é contada em semanas e mudanças importantes acontecem no desenvolvimento do feto e no corpo da mãe a cada três meses, sendo assim, este programa é adaptado para essas alterações.
O Programa Physical Mommy (PPM) tem referência importantes métodos como Yoga, Pilates e Treinamento Funcional, todos com mensuração da intensidade, frequência e duração adaptados para que as gestantes não cheguem ao seu limite de esforço físico. A aula com duração média de 45 minutos e frequência de uma ou duas vezes por semana, faz com que cada gestante receba uma atenção especial e exercício adequado de acordo com a sua necessidade.
O PPM reduz e previne as dores que mais acometem e impossibilitam as grávidas de realizar atividades comuns do dia-a-dia que é a dor ciática, dor pélvica e lombar;
Prepara o corpo para o parto e contribui para uma boa recuperação pós-parto;
Fortalece musculatura do assoalho pélvico (conjunto de músculos que sustenta os órgãos internos como útero e a bexiga);
Previne a diástase patológica (afastamento excessivo entre os músculos reto abdominais);
Durante a atividade a grávida é incentivada e prestar atenção na respiração, o que ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
É importante ressaltar que o profissional de saúde que aplica o programa ou qualquer atividade voltada para grávidas deve ser capacitado e especializado na área. É obrigatória a liberação do obstetra responsável para a prática dos exercícios.
Pronto! Agora você já conhece uma excelente opção de exercícios. Se puder começar a preparar o seu corpo ainda antes de engravidar, saiba que é melhor, afinal, atividade física é sempre eficaz para manter corpo e mente, se não conseguiu fazer isso, tudo bem, o importante é começar.